terça-feira, 16 de agosto de 2011

Quem vigia os vigilantes?

"Esta manhã no beco, havia um cão morto com marcas de pneu no ventre rasgado. A cidade tem medo de mim. Eu vi o rosto dela. As ruas são sarjetas dilatadas e essas sarjetas estão cheias de sangue. Quando os bueiros finalmente transbordarem, todos os ratos irão se afogar. A imundice acumulada de todo o sexo e matança que praticaram vai espumar até suas cinturas e todos os politicos e rameiras olharão para cima gritando "salve-nos"... e, do alto, eu vou sussurrar: "Não""
-Diário de Rorschach, 12/10/1985

Todos os dias antes de dormir, eu agradeço ao Universo e seus eventos aleatórios pelo nascimento de Alan Moore (e sua mente brilhante), e por ele ter criado algumas das melhores graphic novels de todos os tempos, como Watchmen, V for Vendetta, The Killing Joke, etc, etc...


Watchmen, (na minha opinião) a melhor criação de Alan Moore: Uma história em quadrinhos publicada em 12 edições pela DC Comics em 1986, com ilustrações de Dave Gibbons e colorida por John Higgins

Atenção! Post extremamente grande!


De acordo com a descrição da Wikipedia:
"Watchmen é considerada um marco importante na evolução dos quadrinhos nos EUA: introduziu abordagens e linguagens antes ligadas apenas aos quadrinhos ditos alternativos, além de lidar com temática de orientação mais madura e menos superficial, quando comparada às histórias em quadrinhos comerciais publicadas naquele país. O sucesso crítico e de público que a série teve ajudou a popularizar o formato conhecido como graphic novel (ou "romance visual"), até então pouco explorado pelo mesmo mercado."
É. Se você espera uma história de ação para garotos de 8 a 12 anos com personagens sorridentes, então veio ao lugar errado.


A série é ambientada num Estados Unidos fictíceo, onde "super-heróis" (chamados de "aventureiros fantasiados" ou "vigilantes mascarados", pois apenas um deles tem super poderes) enfrentam não só problemas urbanos (como geralmente vemos nas histórias em quadrinhos de super-heróis), mas também políticos e militares. 
Não só a existencia desses vigilantes é curiosa, mas na realidade de Watchmen, o presidente Richard Nixon, com a ajuda de 2 outros vigilantes, conseguiu conduzir os EUA à vitoria na Guerra do Vietnã. Assim, se mantendo no poder até, pelo menos, 1985.
A história não é contade de forma linear. Narrada por alguns dos personagens num período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. Acompanhe-me e você entenderá!

A trama começa quando o aparentemente insano herói Rorshach investiga a morte do Comediante, um antigo vigilante, e suspeita de um assassino de mascarados.
1977, a Lei Keene exige que todos os heróis se registrem no governo (Problem, Civil War?). Assim, a maioria resolveu se aposentar, alguns revelando suas identidades."Dr. Manhattan" e o "Comediante" continuaram trabalhando para o Governo. Rorschach é o unico que se recusou a revelar sua identidade, ou se aposentar, e continua atuando ilegalmente nas ruas.


Não contarei mais, para evitar spoilers.
Minha recomendação: Leiam a HQ, vejam o filme, leiam a HQ denovo


A série ainda conta com centenas de referências a outras culturas, música, literatura, entre outros. Por exmeplo, o nome de cada capítulo é baseado em alguma outra obra (Capitulo XII - "Um mundo forte e adorável" vem da música "Santies", de John Cale)
Algum dia falo mais de todas essas referências.


Os personagens
Na minha opinião o que faz Watchmen ser tão genial, é, principalmente, a construção dos personagens.
Estão aqui os personagens principais da série:
*Essa é MINHA interpretação quanto aos personagens. Ela pode ou não ser verdadeira. Mais uma vez, recomendo que leia a HQ e tire suas próprias conclusões.
**As partes em PRETO podem conter SPOILERS. Leia sob sua responsabilidade e risco.


O Comediante (Edward Morgan Blake)

Como disse anteriormente, a história de Watchmen começa com a morte de Edward Blake, o Comediante. O personagem aparece várias vezes em flashbacks, e traços da sua personalidade são reveladas pelos outros personagens.
Ele acredita que os humanos são selvagens por natureza, e que "civilização" é uma utopia. Assim, ele decide ser uma paródia da sociedade: Um ser bruto e cruel que luta e mata, aparentemente, sem motivos.
Foi um dos Homens-Minuto e usava um uniforme amarelo chamativo, até sofrer um ferimento causado por uma faca e decidir trocar para uma roupa de couro com ombreiras (convenhamos, bem mais respeitável)
Após a Lei Keene, passou a trabalhar para o governo fazendo diversos serviços militares
**Blake viu a verdadeira face da sociedade, viu o quão podre ela é. Só que, em vez de abaixar a cabeça e ignora-la, fingir que ela não existe, ele decidiu mostrar a todos o que eles realmente são.**



Dr. Manhattan (Jonathan Osterman)


Dr. Manhattan aparece como um ser humanóide azul, com a estrutura atômica do hidrogênio representada em um simbolo em sua testa, e aparentemente, onipotente.
Aparece pela primeira vez em 1959 e é, quase que instantâneamente, procurado pelo governo. Podendo modificar a estrutura atômica de objetos, enxergar o futuro, e teletransportar-se, mostrou-se capaz de ser uma poderosa arma. Provou isso ao desmontar um fuzil sem encostar nele e derreter um tanque de guerra apenas com um gesto.
Ajudou muito no avanço da tecnologia e em alguns combates, como na guerra do Vietnã
**Deus. Só isso: Deus. Dr. Manhattan representa Deus, e como ele se cansou da humanidade (representada pelo seu exílio em Marte)**


Coruja II (Daniel Dreiberg)



Não tem muito o que falar do Coruja II. Quando criança, admirava os vigilantes, principalmente o Coruja (Hollis Mason). Quando este se aposentou, Daniel pediu permissão para poder usar o nome dele. 
Ele conta com diversos equipamentos e tem um código de conduta bem definido, ao melhor estilo Batman (e esse 'código de conduta' dele é testado no final da história, mas não falarei mais para evitar spoilers).


Ozymandias (Adrian Veidt)
 
Considerado o homem mais inteligênte do mundo, Adrian Veidt é Ozymandias. 
Um bilionário excêntrico e ególatra, e também um exímio atleta e lutador (rápido o bastante para desviar de uma bala) possui uma lince genéticamente modificada.
Conseguiu antecipar a onda anti-herói do final dos anos 70 e revelou sua identidade ao público, se tornando uma celebridade.
É adorado pela mídia e pelo povo por ser um visionário pacifista e fazer obras de caridade.
Acho que vale lembrar que ele sempre pensa no bem todos...
**Não o considero um vilão**



Rorschach (Walter Kovacs)

Finalmente, meu personagem favorito!
Rorschach é um personagem misterioso que, a princípio, ninguém conhece a verdadeira identidade. É ele que faz o enredo de Watchmen andar.

Com um senso de moral único, Rorschach não segue a lei. E não perdoa os bandidos também. Sendo um sociopata, é procurado pela polícia e odiado pelos criminosos, que temem por ele.
Seus únicos equipamentos são sua máscara, feita com um tecido especial criado pelo Dr. Manhattan (Mas não para Rorschach), e um arpão ligado a uma roldana, que ele usa para escalar prédios
É um ótimo lutador, usando qualquer coisa em seu caminho como arma,e tão violento quanto o Comediante.


Espectral II (Laurie Juspeczyk)
  
Antes de falar da Espectral II, tenho que falar um pouco da primeira Espectral: Sally Jupiter.
Sally Juspeczyk, mudou seu sobrenome para Jupiter para esconder sua origem polonesa. Era uma garçonete que começou o combate ao crime sob a alcunha de Espectral aos 18 anos, entrando para os Minutemen. Ao se tornar uma sex symbol, fez uma fortuna com a fama que tinha e acabou se casando com seu agente. Mais tarde teve uma filha chamada Laurie, a Espectral II.

Agora sim, podemos falar da Laurie:
Nunca quis ser uma vigilante, mas acabou tornando-se por influência da mãe.
Virou parceira do Dr. Manhattan, com quem passou a ter um românce.
Aceitou a aposentadoria quando a lei Keene vigorou, pois estava infeliz com a vida de aventureira mascarada e com o governo, que se aproveitava de seu relacionamento com Jon.
Seu ódio pelo Comediante faz diferença.


Acabo aqui a lista dos personagens principais, mas ainda faltam muitos secundários!


Não tenho muito mais o que falar sobre Watchmen sem estragar sua experiência.
Então, espero que tenha conseguido convencê-lo de ler a HQ (Ou ao menos ver o filme).

Um último apêndice: Fiz uma brincadeira com Civil War ali em cima. 
Marvel fan-boys, sem flaming, por favor. Foi uma brincadeira. Civil War é um dos meus arcos favoritos da Marvel!


Adios, e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Texto sensacional, manolo.
    Sou suspeito pra falar sobre Watchmen, Alan Moore, e etc etc, mas porra, quem não conhece merece a forca.
    É linda a idéia de não possuir um vilão, mas sim, pessoas com interesses diferentes e formas diferentes de lidar com as coisas. Sem falar na metáfora de Deus xD
    Foda pra caralhos!

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto muito do Veidt, ele não é um vilão, mas me lembrou Maquiavel, pelo jeito de resolver as coisas... Enfim, tá muito bom.. :)

    ResponderExcluir